quarta-feira, 7 de abril de 2010

Fernando Pessoa estava certo, descobri o Brasil

Pois bem, hoje meio que do nada, me veio um desejo que eu conheço bem, ñ eu ñ estou grávido e nem estou falando da minha compulsão por japonesas, eu to falando do desejo de escrever, e esse desejo às vezes tem força coercitiva, meio que ou eu escrevo ou escrevo. Geralmente é um caderno que eu tive na 8ª série que sacia e esgota cada letra resultante desse desejo, mas hoje vai ser o blog o agraciado com o descarrego de palavras ditas com a sinceridade de quem faz algo por prazer.

Então o que mais quero falar é sobre como tudo muda, as paisagens, os amigos, os pensamentos, suas prioridades, seus sonhos, seus desejos.
Nada é para sempre e isso é uma constante, e o mais legal é sempre sentir graça do que você já foi um dia. Tem quem juntamente com a graça sinta também um saudosismo quase depressivo (que não é o meu caso), mas esse sentimento é para aqueles egoístas que não aceitam perder nada. Tudo bem que não seria nada mal ter um pouco daquela indignação protestante de volta ou quem sabe um pouco da inocência que se tem quando criança, ou aquela confiança cega que já sentiu por alguém, mas cada situação por que se passa na vida serve unicamente pra te mandar para situações cada vez mais difíceis, sempre mais difíceis porque as fáceis você já tira de letra.

Então por mais que já se tenha perdido na vida, na verdade você só estava ganhando, sim ganhando experiência. A visão que tenho de tudo hoje é completamente diferente do que já tive um dia, e tudo isso é graças às tomadas de cú que já levei (e NÃO estou falando isso de uma forma literal) porque com toda certeza não suportaria o peso nos ombros e cairia na primeira pedra que tentasse tirar do meu caminho, isso se já não tivesse as mãos calejadas (rsrsrs, cabe um trocadilho aqui), e se existe uma verdade incontestável é a de que problemas existem e você vai ter que resolvelos, vai fazer o que com os problema? vai botar no chão? vai enfiar no cú? não vei, você vai resolvelos. Essas pedras vão continuar aparecendo durante toda a sua vida e você não vai parar de andar só por causa de umas pedrinhas né? Então como disse o poeta "pedras no caminho, guardo todas, um dia vou construir um castelo" e todo mundo sabe que um cavaleiro de armadura precisa de um castelo.

Então, hoje enquanto ando pensativo pelas ruas eu observo tudo com meu canto de olho crítico e tenho a certeza de uma felicidade plena, impossível de se conter e que se mostra para o mundo pelos meus lábios.

E os poucos transeuntes que realmente me vêem passar por eles pensam; "porque aquele babaca ta rindo sozinho" ou "ele se deu bem essa noite". Já eu, simplesmente me delicio com uma certeza inegável que me foi sentenciada pela pouca mais valorosa experiência já adquirida durante minha vida, a certeza de que sou feliz e que por maior que seja a pedra posta a minha frente eu vou conseguir rolar ela pra fora da estrada para poder continuar andando e ainda feliz só pelo fato de que tenho um caminho inteiro pela frente.


"Pedras no Caminho

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
mas não esqueço de que minha vida
é a maior empresa do mundo...
E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver
apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e
se tornar um autor da própria história...
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar
um oásis no recôndito da sua alma...
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um 'não'!!!
É ter segurança para receber uma crítica,
mesmo que injusta...
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...

(Fernando Pessoa)"